segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quem Sabe da Vida é Quem a Vive!



Ledo engano. Da vida, por mais que vivamos, pouco, muito pouco, saberemos.
Ao nascer, nossos pais tecem loas ao céus, definindo o que faremos no decorrer de nossa curta vida.
Vamos crescendo em tamanho e idade. Continuamos a tentar traçar o rumo, de nossa tão propalada e dirigida vida.
Antes ser doutor em alguma coisa, ganhar dinheiro, comprar casa, de acordo com os planos de nossos pais.
Na fase adulta, tentamos ser noivo, casar, ter filhos.
Aí chega a tal da velhice, paramos de crescer em tamanho, mas o catso da idade não, essa parece que é a jato, cada dia um ano.
Então, descobrimos que de tudo que fizemos ou deixamos de fazer, a única coisa de que não somos donos, é da vida, nós apenas a vivemos. Não importa o plano que tenham ou que traçamos para nós, destino é esse o nome, de quem a governa e não nós.
Importa pouco ou nada, o que ganhamos, o que trabalhamos, o que compramos ou vendemos, quando ele resolve mexer conosco, sequer notamos, ao percebermos, nossa vida já foi toda alterada.
No amor, é onde ele mais se manifesta, aparece para nos pregar continuadas peças, não pedimos para amar ninguém, não planejamos, a gente não pensa assim: "Pô! Gostei daquela mulher ou daquele homem, vou me apaixonar e casar com ela ou ele".
Não.  De repente, não conseguimos mais parar de pensar na pessoa, raciocinar, comer, dormir, trabalhar. Ninguem planeja, ninguem quer isso. Mas acontece. Fazer o quê?
Viver, não é.


ivan de s.machado

15 comentários:

  1. Linda e bem elaborada crônica! Gostei muito! abraços, FELIZ NATAL,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Fantásticas palavras amigo... descreveu muito bem o passar da vida...

    Querido tenha um Feliz Natal!!! Alegrias, Paz e muito Amor!!!

    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Bom, temos pelo menos duas alternativas: (1) existir ou (2) viver. E viver é uma aventura e tanto!!!!
    Boas festas!!!
    Bjs
    Neca.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isidoro
    Através da Ester do blog Universs chego ao seu espaço pra compartilhar das suas idéias poéticas.
    Uma ótima ocasiao pra conhecer novos amigos virtuais - o ínicio de um novo ano quando estamos abertos pra mais novidades.
    Gosto de crônicas e poemas e meu blog é um espaço onde dou voz aos poetas que vou lendo e oferecendo aos amigos .
    Nao sei poetar, e me faz bem apenas apreciar quem sabe rs
    Um bom Natal e que o novo ano nos encontre aqui
    remindo o tempo - o seu tema de hoje.
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog e pelos textos... Tenho um blog chamado Folhetim Cultural gostaria que visita-se este é o endereço: informativofolhetimcultural.blogspot.com
    Vamos trocar conhecimentos...
    Ass: Magno Oliveira
    Folhetim Cultural

    ResponderExcluir
  6. Nossa, gostei por demais disso tudo que acabo de ler.
    Realmente a gente não escolhe a quem amar, ou como viver, simplesmente a gente vai vivendo, vivendo.
    Legal.
    Beijos de uma deliciosa tarde.

    ResponderExcluir
  7. A vida é um constante aprendizado....
    Muito bom seu texto, parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Isidoro,
    Adorei conhecer seu magnífico blog.
    Texto maravilhoso, versos riquíssimos de sabedoria e entendimento, parabéns e aplausos!!!!
    Desejo de coração Feliz Natal e Próspero Ano Novo, com saúde, paz, amor e muitas alegrias.
    Que sua vida seja um eterno jardim de flores perfumando todos os seus dias...
    Juntamente com seus familiares e amigos.
    Deus abençoe você e sua família infinitamente.
    Com apreço e reverencia,
    Cely.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Isidoro,
    Você vai fundo, atravessa a introspecção e entra no desconhecido universo Humano.
    Gostei muito da sua forma de escrever e "encarar o mundo".
    Vim por indicação da Ester, e por aqui ficarei.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Oi...pois é...vamos VIVER APESAR DE....

    PASSANDO PRA LHE DESEJAR UM FELIZ NATAL JUNTO AOS SEUS!

    Obrigada por fazer parte do meu cantinho.

    Bjos!

    Zil

    ResponderExcluir
  11. MENSAGEM COLETIVA

    O tempo...
    Foi nessa estrada que me dei ao tempo,
    o tempo de me achegar...
    Uma paradinha para um copo d'água,
    uma lida no horizonte, letras a mostrar...
    Tempo que me fez pensar...
    Alma essa caminhante em cada instante
    entre amigos abraçar...
    Aqui me embeveci muitas vezes, chorei e
    sorrir, palpitando o coração, encontrando
    conivências, conforto na emoção...
    Algumas vezes me dei em falta, mas
    nada de forma pensada,
    foram dores nos tropeços, por
    vezes na caminhada...
    Vezes outras entre choros, aqui
    me dei ao sorriso, as letras me deram
    aceno como um sonho no paraíso...
    Houve dias em que perdida me senti
    e passando por aqui,
    encontrava palavras de incentivo,
    luz de alegrias, flores e jardins...
    Também ouvir muitos chorinhos,
    e aprendi a confortar,
    almas como eu em desalinhos,
    buscando ombros par chorar...

    No tempo, fui percebendo,
    que não somos de todos diferentes,
    mas estrelas reluzentes, descrentes
    da própria luz, por sermos assim
    tão carentes...
    Ansiamos tanto, que esquecemos de
    nos dá...

    É... Valeu a pena toda essa descida
    e subida em cada cantinho que adentrei.
    Amor de irmãos conquistando, respeitando
    cada um, no seu jeitinho se serem
    e eu... aprendendo a amar... oportunidade
    que agarrei...

    Meu amigo e minha amiga,
    Obrigada pelo 2010 que não me teria
    sido tão bom, sem a sua presença,
    sem o seu carinho...
    Que possamos estar juntos novamente
    em 2011, entrelaçando nossos braços
    alongando e fortalecendo essa corrente
    no conforto de nossos corações...

    Feliz 2011 pra você, para os teus
    para nós!

    Beijos

    Livinha

    ResponderExcluir
  12. Olá meu mais novo amigo da blogosfera! :)

    De passagem, para te desejar muita PAZ, SAÚDE, ALEGRIA e AMOR, nesse novo ano que se avizinha.

    Que Deus te abençoe hoje e sempre.

    Grande abraço

    Cid@

    * Gostei muito do seu texto!

    ResponderExcluir
  13. Izidoro acredite em você pois escreve divinamente .
    Vai a luta e certamente Deus vai te abençoar e um dia lançar um livro.
    Sou alguem que ama muito e desejo a felicidade das pessoas como a minha mesmo.
    Estou seguindo seu blog.convido a seguir o meu .
    Caso gostar pode trazer o banner e award p/ seu blog.
    Um abençoado Ano Novo.
    Carinhosos beijos ,Evanir.
    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderExcluir
  14. BOM ANO E ADOREI AS PALAVRAS ESCRITAS certas sem dúvida.
    kis :=)

    ResponderExcluir
  15. A vida é uma grande incógnita e se não fosse assim não teria a menor graça. Já imaginou tudo certinho, cheio de regras e você sem poder escolher ou se surpreender com nada.
    viver é um desafio que só os fortes conseguem Resistir mas é tão fascinantes que todos querem usufruir o maior tempo possível dela.
    Seja bem vindo à blogsfera.
    Amigo de Ester é meu amigo também.
    abraço
    angel

    ResponderExcluir