segunda-feira, 23 de maio de 2011

O ASSASSINATO DO PROFESSOR!


Um filósofo pensa a sociedade com décadas de antecipação, quando um governo adota este pensar, como modelo educacional integrado a seu sistema, o faz consciente de que os efeitos serão sentidos por longo tempo.
O sistema educacional, implantado em São Paulo, chamado de “PROGRESSÃO CONTINUADA”, parece inspirado em obra de ficção, a mim faz lembrar:” *A Republica de Saló” *.
Senão vejamos, dentro de um sistema educacional, a figura do Professor é impar, representa o saber, o conhecimento, as crianças, os alunos, devem tê-lo sempre como exemplo e respeito.
Ao tirar do aluno a obrigação de aprender, para passar de ano, quebrou-se a hierarquia e a disciplina, destruindo a autoridade e o respeito ao Professor, reduzindo-o a mero coadjuvante.
Passou a ser figura decorativa, a não mais ser ouvido, acatado, culminando por ser agredido, algumas vezes dentro da própria sala de aula.
O sistema o enfraqueceu ainda mais, ao não aumentar seus proventos por anos, obrigando-o a trabalhar em outras funções, não permitindo, conseqüente aprimoramento.
A criança, aparentemente assim educada, chega a um determinado instante, em que tem ancorado, estacionado, seu progresso educacional, não conseguindo ir adiante, formando uma massa intelectual medíocre, facilmente subjugada pela classe dominante, esta sim, educada em renomados estabelecimentos privados, criando uma “casta superior”.
Estas crianças, daqui a década ou décadas, terão seus filhos, transmitirão os mesmos conceitos, instituídos através de um sistema que virtualmente educa, sem precisar aprender, gerando uma massa robótica, pronta a obedecer a qualquer político charlatão.

·         “A REPUBLICA DE SALÓ – FILME DE PIÉR PAOLO PASOLINI, CINEASTA ITALIANO, SOBRE O FASCISMO”


ivan de souza machado



domingo, 15 de maio de 2011

ENTRE LINHAS !

“A desgraça da mulher é de representar tudo a um momento e de não representar nada no momento seguinte, sem saber nunca muito bem o que ela significa propriamente como mulher” soren kierkergaard-la femme e La salut du monde pag.82.



Há várias maneiras de destruir uma sociedade organizada, certamente a mais eficaz, é a guerra. Durante e após, se introduz drogas, prostituição e o mais letal e o maior agente de destruição desta mesma sociedade: - "A Corrupção!"
Devagar, mas consistente e cruelmente, derrubasse o principal pilar de sustentação:- "A Família."
Ao dominar os meios de comunicação, tem o controle absoluto do pensamento, que norteia as massas, disseminando usos e costumes, que advém do dominador, criando necessidades, que serão supridas por ele e ou através dele.
Dominando de ponta a ponta, toda a rede que gera informação, imprensa escrita, falada, televisada, web, cria num determinado espaço de tempo, pseudo-intelectuais, formadores de opinião, que passam a filosofar, em cima das idéias e ideais do ocupante, do invasor, do dominador, tornando parte da cultura local.
O que não se entende, no caso brasileiro, pois, não estamos em guerra, e não temos a menor intenção de entrar em uma, é a destruição da espinha dorsal, o seu pilar de sustentação:- "A Mulher."
Quando a mulher sofre agressão física, todos ficam indignados, revoltados, chocados, pois, as marcas são visíveis, nos dia de hoje, sofre uma agressão maior, que não deixa marcas visíveis: "A moral."
E todos se calam.
Parar em frente a uma banca de jornal ou entrar nela, com uma criança, sua filha ou esposa é constrangedor, dado o festival de bundas, expostas da maneira mais degradante possível.
Programas de televisão exibem em horários que normalmente crianças estão assistindo, prostitutas, que também atuam em filmes pornográficos, que recebem o nome de “atrizes eróticas”, além de fazerem propaganda de seus filmes, chegam a descrever algumas cenas.
Programas de entrevistas recebem estas mesmas atrizes (sic), fazendo com que meninas, passem a encarar a prostituição, como algo aceitável, assim como qualquer outra profissão.
Adolescentes que assistem a estes filmes, e vêem as “atrizes” nestes programas, acham que são mulheres normais, e, se elas gostam de apanhar e serem estupradas, todas as outras também devem gostar.
O nome BBB, nos jornais que fazem propaganda de serviços de prostitutas, mostra explicitamente, o significado que na TV é implícito.
Nos países que passam novelas, e programas brasileiros, Portugal, Espanha e vários outros, tem uma visão de que a mulher brasileira é fútil, disponível, cedendo apenas a uma questão de valor financeiro, igualando a todas como meretrizes.



ivan de s. machado 

quinta-feira, 12 de maio de 2011

RASTROS !















Sinais tão simples
Como papel amassado
 na mesa, após o jantar.
Assim é o vento, a lhe contar sobre ela.
Tornou-se um hábito. Ao deitar para dormir, toma conta do seu

pensamento.  Basta fechar os olhos ou não, vem devagar,  sempre

sorridente. Seu sorriso é como sua voz, o levam em sonhos por lugares

quaisquer, que não fazem diferença. O que deseja neles terá ...Ela!



ivan de souza machado

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ALGUMAS DORES.


Trirrrrim! Toca o despertador. Quatro horas. Já acordada, estica o braço, e desliga.
Levanta vai até o berço de seu filho, ajeita as cobertas sobre ele. Por um instante para, e o olha dormindo. 
Vai para a cozinha, coloca água no fogo para fazer café, leite para o mingau, pega o coador, bule e um prato.
Após preparar tudo, vai ao banheiro. Volta e toma café.
Retorna ao banheiro, toma banho, troca-se, e faz a primeira coisa que mais lhe causa dor do dia:- "Acordar seu filho". Carinhosamente passa a mão pela sua cabeça, puxa devagar as cobertas, pega-o no colo, beija seu rosto, enquanto pede que acorde.
Troca-o de roupas, leva para a cozinha, coloca sentado em seu colo, e com toda a paciência, colher a colher, dá o mingau em sua boca.
Limpa e o agasalha, mais uma vez pega no colo. Põe a bolsa no braço, a mochila  no ombro, e sai.
Chega na creche. É hora da segunda coisa mais difícil do dia:-" Deixá-lo". Sente como se o abandona-se. 
Abraça, beija, dormindo ainda ele está.
Respira fundo, tem que ir trabalhar, depende dela. Vira e vai embora, orando, pedindo a Deus que o proteja.
Pontualmente, às sete e trinta, esta na Empresa. Às oito horas começa a reunião. Nunca falta ou atrasa. Terminada a reunião, pega seu material e vai para sua área de trabalho.
Vendas presenciais a varejo é o que faz. Visita todos os dias, exceção domingo, em média quarenta clientes, uns dez quilômetros de caminhadas. Banheiros imundos, ofensas, cantadas, galanteios, cachorros, mil nãos, poeira, sol, frio, chuva, barro, ônibus lotados e, alguns sim.
Cansada, ao final do dia esta feliz, fez o seu trabalho.
Vai buscar seu tesouro.
Amanhã será apenas outro dia, espera que de boas vendas


ivan de souza machado